
Tanto para trabalhar, como para enventos formais o terno é uma peça chave. Vou dar algumas dicas básicas para voce nao errar na hora de comprar, nem na hora de usar seu terno.
O terno tem que cair como uma luva, voces já sabem disso né, tá bom. Mas se voce for comprar o seu pronto em alguma loja ai da cidade, com certeza vai precisar de ajustes, não adianta o terno custar o olho da cara e parecer que foi feito pra outra pessoa.

2º Lapelas: Atualmente a tendencia são lapelas finas e alongadas que afinam e alongam a silhueta, mas as curtas e com abotoamento alto são classicas e ajudam a esconder a barriguinha de chope, se esse for o seu caso.
3º Botões: O tradicional tem três, o mais antenado tem dois, e o modernissimo tem um. A regra eh deixar o ultimo botão sempre desaboatoado, no caso do terno de um botão apenas, esse soh deve ser desabotoado quando estiver sentado.
4º Estilo: Aqueles paletós quadrados horriveis de antigamente, estão aposentados, já era, esqueça-os. Hoje a silhueta do seu terno tem que dar uma boa forma ao seu corpo. Por isso procure um terno estruturado e acinturado mesmo que voce seja gorducho ou barrigudo.

5º Fendas traseiras: Um paletó moderno tem que ter fendas. Voce pode escolher a fenda unica, ou as fendas gemeas, as ultimas são mais confortáveis na hora de sentar/levantar e se movimentar. E a altura do paletó deve cobrir o seu traseiro, ok.
6º Mangas: As mangas de seu paletó devem expor cerca de um centimetro da camisa, que por sua vez deve terminar bem onde começa as mãos, no final do pulso.

7º Calças: Da mesma forma as calças devem ter o tamanho certo, isso quer dizer que elas não podem precisar de um cinto ou suspensorio para ficar no lugar. As pregas estão abolidas, esqueça. A barra deve ficar na altura de 1 cm acima do salto do sapato, por isso recomendo ir com o seu pisante no dia que for comprar um terno. Para o cós, uma regra, a cintura da calça deve ficar cerca de 4 centimetros abaixo do umbigo.
8º Acabamento: Se liga, quando for comprar seu terno, fique atento ao acabamento do mesmo, Procure qualquer defeito de fabricação, volumes nas cavas, ombros repuxados, botoes soltando, costuras mal-feitas, etc.. Eu indicaria um alfaiate, que as vezes é até mais em conta, e ele constroi um terno em cima de suas medidas, e faz sumir aqueles pontos desfavoráveis a sua aparencia. Só compre um terno barato, se ele realmente não parecer barato...

magnífico artigo, me ajudou bastante!
ResponderExcluirobrigado
notavel , obg pela ajuda
ResponderExcluir