domingo, 18 de outubro de 2009

Doméstica morre ao receber ligação em golpe do falso sequestro .

Uma mulher morreu nesta sexta-feira após receber um telefonema de falso sequestro em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Maria da Consolação Rabelo, de 48 anos, tinha problemas cardíacos e sofreu um infarto. O serviço médico de urgência foi acionado, mas os médicos não conseguiram reanimá-la.
Maria trabalhava como doméstica há muitos anos na casa de um empresário, que fica no Bairro Parque Primavera. Durante o serviço, ela recebeu um telefonema a cobrar e, ao atender, a pessoa que estava do outro lado da linha afirmou que o filho dela havia sido sequestrado e que queria dinheiro para libertá-lo.
A vítima disse ter ouvido gritos de criança e começou a sentir fortes dores no peito. Os falsários ainda a ameaçaram e a todo momento pediam dinheiro. Quando ela disse que não tinha, eles desligaram. Mesmo passando mal, Maria conseguiu relatar o que havia acontecido. As pessoas que estavam próximas tentaram acalmá-la, dizendo que era um trote, mas a doméstica, que já tinha um histórico de problemas de coração, teve uma parada cardiorrespiratória e desmaiou.
Os médicos do Serviço Médico de Urgência (Samu) chegaram rapidamente, fizeram massagem cardíaca para reanimá-la, mas Maria morreu no local. “Quando a pessoa tem uma emoção forte, há uma descarga de adrenalina e falta oxigênio”, explicou o médico José Maria Oliveira.
Um boletim de ocorrência foi registrado e encaminhado para a Polícia Civil. De acordo com a polícia, muitas dessas ligações são originadas de outros estados e até de presídios. O policial civil Elson de Oliveira orienta as vítimas a registrar um boletim de ocorrência, para que sejam geradas investigações. “Temos relatos de pessoas que receberam esse tipo de ligação e até de falsários dizendo que elas ganharam um carro. A orientação é para que, no caso de extorsão, a vítima tente entrar em contato com quem eles dizem que foi sequestrado. É importante ficar calmo e anotar o número, para que a polícia possa verificar de onde está sendo originada a ligação”, disse.
O Ministério da Justiça e a Polícia Federal preparam uma série de ações, em todo o país, para combater a extorsão pelo telefone, com a instalação de equipamentos capazes de barrar o sinal dos celulares nos presídios e o uso de aparelhos de raio x nas entradas das unidades prisionais.

Fonte:www.dnonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário