terça-feira, 25 de agosto de 2009

Primeira vitíma fatal de gripe suína no RN era de Lagoa Salgada.


Maria Avelino da Silva Cardoso, 42, foi a primeira vítima fatal de gripe suína no Rio Grande do Norte. A mulher era moradora da zona rural do município de Lagoa Salgada, há 50km de Natal. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (25) pelo secretário municipal de saúde no município, Vênus José da Silva.
Esse foi o único caso registrado de por gripe suína no município e foi a primeira morte confirmada no Rio Grande do Norte. Segundo informações divulgadas ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Maria já apresentava histórico de doenças respiratórias. Ela deu entrada no Hospital Walfredo Gurgel no último dia 14 e morreu no dia 15 deste mês.
Antes de ser internada em estado grave, Maria deu entrada por três vezes na unidade de saúde de Lagoa Salgada. Ela começou a apresentar os sintomas da gripe A no dia 7 de agosto. O quadro clínico dela se agravou no dia 11. A suspeita da secretaria municipal de saúde de Lagoa Salgada é de que a mulher tenha pegado provavelmente de alguém que veio de Natal.
"A família nos contou que Maria era uma mulher muito caseira. Acredito que ela tenha contraído o vírus de alguém que viajou de Natal para cá", disse o secretário. Existe também outra suspeita quanto à contaminação. A potiguar Aldinete Pereira, morta por gripe suína no mês passado no Rio de Janeiro, tinha família em Santo Antônio, município próximo de Lagoa Salgada.
"Isso não é oficial, mas acreditamos que existe a possibilidade do contágio ter acontecido com os parentes da grávida que morava no Rio de Janeiro e foi enterrada em Santo Antônio", disse.
O secretário afirmou ainda que os familiares de Maria Avelino Cardoso passam bem. "Até o momento, ninguém da família de Maria apresentou algum sintoma de gripe suína, todos passam bem".

Fonte: www.dnonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário