domingo, 23 de agosto de 2009

O RN e o Brasil são Larissa Costa hoje no Miss Universo

"Sou brasileira, reparem no meu olhar, que ele diz. E o meu sambar denuncia que eu filha sou deste país", diz o samba gravado por Carmem Miranda, em agosto de 1930. O que ninguém previa é que uma brasileira vestida como Carmem Miranda alcançaria repercussão mundial, 79 anos depois da gravação deste samba. Homenageando os 100 anos de nascimento da pequena notável durante o desfile com trajes típicos no Miss Universo, a potiguar Larissa Costa mostrou o que a Miss brasileira tem. Durante a semana, ela se mantinha em primeiro lugar, na votação online do concurso Miss Universo, que define hoje a campeã. Desde pequena, Larissa Costa teve personalidade forte. Era uma criança cheia de energia, que não aceitava ordens sem antes questionar o porquê. Brincava em casa e também na rua. Na sala de aula, aprendia o conteúdo com muita facilidade. A potiguar começou a trabalhar como modelo aos 15 anos. Sua mãe, Kátia Costa, a acompanhava em todos os desfiles. "Chegamos a viajar a São Paulo a convite de uma agência de modelo anos atrás, mas resolvemos retornar ao Rio Grande do Norte", lembra Kátia, que ficou preocupada ao ver jovens modelos se submetendo a dietas prejudiciais à saúde para conseguir trabalho.
A jovem Larissa recebeu diversos convites para participar de concursos de beleza no estado. Ela foi convidada a participar de um concurso de beleza quando ainda cursava Pedagogia. Em uma conversa com a mãe, a modelo decidiu aguardar uma nova oportunidade, que chegou em 2008. Com o curso de pedagogia concluído, ela decidiu aceitar o convite. "Ela sempre deu prioridade aos estudos. Quando terminou o curso e recebeu o convite, eu disse: agora vá, tente", relata Kátia Costa.
Larissa Costa foi eleita Miss Brasil 2009 no dia 10 de maio, surpreendendo todo o país. "A gente tomou um susto", revela Heitor Dias, noivo da natalense, que disputou o concurso nacional após sagrar-se Miss RN como representante do município de São Gonçalo do Amarante. A família e os amigos esperavam que Larissa ficasse entre as cinco finalistas do concurso. "Mas ela foi crescendo a cada etapa do Miss Brasil", explica Heitor. A família e os amigos acreditam que ela estará entre as 15 finalistas do Miss Universo.
O noivo de Larissa, Heitor Dias, conversou com ela durante a semana. "Larissa está calma, tranquila, segura", relata Heitor. Para Kátia, Larissa está tranquila por que se preparou bem para o concurso. "Quando você faz o que pode, você fica tranquilo", declara. A família acredita que a potiguar estará entre as 15 finalistas do Miss Universo.
Mãe lembra preparação difícil
"Nada na vida vem de graça". A frase dita por Larissa Costa ao voltar ao Rio Grande do Norte com o título de Miss Brasil define bem sua trajetória. Por trás de cada conquista, o esforço. Dieta balanceada, aulas de inglês, horas de musculação, aulas de pilates, discussão de temas atuais. Vencer concursos de beleza exige uma verdadeira maratona de preparação. "Quem olha de fora só vê o glamour. Não é uma vida nada fácil, tem que trabalhar pesado", revela Kátia Costa.
Segundo Kátia, o êxito de Larissa Costa está diretamente relacionado à preparação. Quando Larissa demonstrou interesse em participar de concursos de beleza, ela e sua mão sentaram com caneta e papel na mão. Era preciso fazer uma lista de tudo o que uma miss precisava ter. "Uma miss não representa apenas a beleza de um país. Representa a cultura do local onde vive", esclarece Kátia.Acordar cedo, cumprir uma agenda lotada, voltar tarde da noite. O apoio da família foi decisivo para que Larissa entrasse na disputa. Ela se preparou apenas com o apoioda família e dos amigos. Não conseguiu nenhum patrocínio. Diante da rotina exaustiva e da falta de apoio no estado, Larissa pensou em desistir. "Ela questionou se tudo aquilo valia realmente a pena e quis desistir por falta de apoio", revela Kátia Costa. O que a manteve de pé? "Sua determinação", responde Heitor Dias, noivo da Miss.

Patrocínio

Daliane Menezes, 20 anos, é outro exemplo da falta de apoio para modelos no RN. Ela ficou na segunda colocação no Miss RN 2008 e ganhou o título Beleza Brasil num concurso realizado em novembro de 2008 em Minas Gerais. Em junho de 2009, Daliane foi a Angra dos Reis representar o Rio Grande do Norte no Miss Mundo Brasil, disputando com 42 candidatas, e ficou em sétimo lugar. "Recebi um convite para representar o país no Miss Supranational, na Polônia, agora em agosto. Entretanto, não conseguimos apoio para patrocinar a inscrição no valor de R$ 6 mil reais. A candidata do Acre, que conseguiu o patrocínio em seu estado, foi em minha substituição", revela a modelo.

Saiba mais

- O concurso de Miss Universo começou em 1952 nos EUA.
- Duas brasileiras já levaram o titulo: Ieda Maria Vargas, em 1963, e Martha Vasconcellos, em 1968.
- Larissa Costa é a primeira nordestina a vencer o tradicional concurso de beleza em 20 anos.
- Antes dela, a cearense Flávia Cavalcante foi a última representante da região a ser eleita Miss Brasil, em 1989.
- A final do concurso Miss Universo vai ser transmitida para 185 países pelas emissoras americanas NBC e Telemundo.
- Os brasileiros poderão acompanhar a divulgação da vencedora do Miss Universo, hoje às 21h30, na Band."Sou brasileira, reparem no meu olhar, que ele diz. E o meu sambar denuncia que eu filha sou deste país", diz o samba gravado por Carmem Miranda, em agosto de 1930. O que ninguém previa é que uma brasileira vestida como Carmem Miranda alcançaria repercussão mundial, 79 anos depois da gravação deste samba. Homenageando os 100 anos de nascimento da pequena notável durante o desfile com trajes típicos no Miss Universo, a potiguar Larissa Costa mostrou o que a Miss brasileira tem. Durante a semana, ela se mantinha em primeiro lugar, na votação online do concurso Miss Universo, que define hoje a campeã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário