segunda-feira, 15 de março de 2010

UFRN terá curso inédito na América Latina

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai criar o primeiro curso de pós-graduação em Sistemas Complexos Aplicados às Ciências da Vida da América Latina. O projeto espera agora o aval da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do governo federal. O objetivo é oferecer as modalidades de doutorado e pós-doutorado. O curso espera atrair mestres em todas as áreas e vindos de todas as regiões do país e do mundo.
A previsão para início das aulas da nova pós-graduação é março de 2011, segundo explicou José Brandão Neto, que será o coordenador do curso. O professor Brandão, que atua no Departamento de Medicina Química da UFRN, iniciou o projeto de elaboração do curso há dois anos, em conjunto com o também professor de física Liacir dos Santos Lucena. Ele explica que a intenção é formar profissionais nesta nova área, visando o uso prático de modelos matemáticos e estatísticos em áreas como biologia e medicina, favorecendo o desenvolvimento de novas tecnologias.
"E também acompreensão, por exemplo, do código genético ou sintomas biológicos, como redes neurais, sistema endócrino e pulmonar, entre outros", complementou o pesquisador.
Internacional
Na opinião de Liacir Lucena, o curso deve atrair pesquisadores de diversos países, visto que só Estados Unidos e algumas cidades europeias oferecem a especialidade. "Com isso, esperamos diminuir a distância entre a medicina e a academia, fazendo avançar as fronteiras do conhecimento e, sobretudo, propiciando aplicações práticas desses estudos", destacou.

Fonte: www.dnonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário