terça-feira, 16 de março de 2010

Ovos de Páscoa tem redução em Natal; diferença pode chegar a 67%

O Procon Natal divulgou hoje pesquisa de ovos de chocolate para a Páscoa, constatando ligeira redução de 0,17% para os ovos e aumento de 3,50% para as caixas de bombons em relação ao mesmo período de 2009.
A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de março (quarta e quinta-feira) junto a 23 estabelecimentos comerciais – supermercados, hipermercados, lojas departamento e lojas especializadas – com o objetivo de orientar os consumidores em suas compras neste período, e também, para verificar possíveis diferenças de preços entre os estabelecimentos.
Na próxima semana, o Procon estará divulgando uma segunda pesquisa – e depois uma terceira – como forma de acompanhar a tendência do mercado nestas semanas que antecedem a Páscoa. Ressalte-se que, em anos anteriores, à medida que vai se aproximando a Páscoa, os preços dos ovos de chocolate tendem a cair, devido ao grande número de “promoções”. Cabe ao consumidor decidir se ompra agora, ou se espera mais alguns dias para observar o comportamento dos
preços.
AUMENTOS CHEGAM A 15 %
O Procon pesquisou 55 tipos de ovos das marcas Garoto, Lacta e Nestlé e sete (7) tipos de caixas de bombons das marcas Lacta, Garoto, Nestlé e Arcor, em vinte (23) estabelecimentos (supermercados, hipermercados, lojasdepartamento e lojas especializadas), sendo três lojas do Nordestão, três lojas do Bompreço, duas lojas do Carrefour, duas lojas do Extra, supermercados Servebem, Comprebem, Favorito e DaTerra, quatro Lojas Americanas, quatro lojas Docelândia e a Docebaby.
OVOS
• Aumentos: Ovos : Garoto (+4,84%)
• Reduções: Ovos: Lacta: -3,53%; Nestlé: -0,76%
CAIXAS DE BOMBONS
• Aumentos: Garoto Mix 300g (+23,95%), Lacta 400g (+5,04%), Garoto 400g (+1,69%).
• Reduções: Arcor 200g (-14,75%), Lacta 193g (-3,46%) e Nestlé 400g (-1,23%).
Comparando os preços de 50 produtos que estavam disponíveis em 2009 e continuam à venda em 2010, constata-se que 23 subiram e 27 sofreram redução. Os maiores aumentos foram observados na caixa de bombons Garoto Mix 300g (subiu 23,9%), seguido pelo ovo da marca Garoto nº. 15, 180g, Polly Pocket (+15,1%), ovo Garoto nº. 20, 375g, Talento (+12,1%), ovo Garoto nº. 23, 750g, Mundy (+11,2%) e
ovo Garoto nº. 20, 375g, Serenata do Amor (+10,2%). Por outro lado, dentre os que apresentaram redução, destaque para o ovo da marca Nestlé, nº. 15, 240g, Classic (-17,0%), seguido pelo ovo Lacta, nº. 12, 120g, Pascoal (-12,4%) e Lacta nº. 15, 170g, Hello Kitty (-9,3%), dentre outros.
• Estabelecimentos com maior variedade de produtos:
􀂾 Hiper Bompreço – Ponta Negra (dispunha de 94,5% dos itens pesquisados)
􀂾 Hiper Bompreço – Lagoa Nova (91%)
􀂾 Carrefour – Zona Sul (82%)
􀂾 Americanas – Midway Mall (82%)
• Estabelecimentos com maior número de itens com preços mais baixos:
􀂾 Hiper Bompreço – Ponta Negra (69% dos itens disponíveis na loja estavam com
preços mais baixos do que a concorrência)
􀂾 Nordestão – Cidade Jardim (32%)
􀂾 Bompreço – Capim Macio (31,0%)
􀂾 Hiper Bompreço – Lagoa Nova (30%)
DIFERENÇA DE PREÇOS CHEGA A 67%
Um dos objetivos da pesquisa de preços do PROCON NATAL é verificar as diferenças de preços entre os estabelecimentos, de modo a orientar o consumidor em suas compras. E constatou-se diferença que chegam a 59%, o que confirma a necessidade de pesquisar antes de comprar.

Fonte: www.dnonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário