quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

IFRN tem dois primeiros colocados por área no vestibular da UFRN.

Os estudantes de ensino médio Jocecleyton Ramalho da Silva e Edson Batista Junior, ambos com 18 anos, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) sempre estudaram em escolas da rede pública de ensino e foram os primeiros colocados por área no processo seletivo mais concorrido do Rio Grande do Norte, o vestibular da UFRN. Bons exemplos de que, com disciplina, estudo, garra e dedicação, é possível superar limites.

Campeão olímpico

Morador do bairro do Bom Pastor, em Natal, Jocecleyton Ramalho é concluinte do curso técnico em informática no IFRN (antigo Cefet) e estudou da primeira série até o nono ano no Instituto Ary Parreira, no Alecrim. Ele sempre quis fazer medicina porque tem o exemplo em casa. O irmão faz o sexto ano do mesmo curso e os pais o incentivam a estudar para superar limites.
A mãe de Jocecleyton é funcionária pública municipal em Extremoz e o pai trabalha como conferente em uma empresa de distribuição de leite. “Eles estão muito orgulhosos de mim. Provavelmente faremos uma festa para comemorar minha aprovação, na terra da minha mãe, em João Câmara”, contou.
A família do novo vestibulando é grande. A mãe cria, além de Jocecleyton, mais oito filhos. O pai tem outros cinco. O orgulho da família do futuro médico não vem apenas agora em sua aprovação. “Meus pais sempre me apoiaram porque eu sempre tive boas notas, apesar do ensino aqui no IFRN ser bastante puxado, o que foi uma dificuldade no primeiro ano do ensino médio. No entanto, a escola me ajudou a ganhar várias medalhas de ouro em competições nacionais, como Olimpíadas de História do Brasil, Matemática e Física”, enumera.
Os professores também elogiaram o esforço e a dedicação aos estudos do aluno. “Acompanho ele há pelo menos dois anos, e ele sempre ficou em primeiro lugar nos simulados específicos para medicina. Tinha certeza que ele seria aprovado”, disse o professor Carlão, que ensina biologia.

Planejando o futuro

Outro bom exemplo de estudante de escola pública, também aprovado em primeiro lugar geral na área é Edson Batista Junior, que estuda mecânica no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Aprovado para o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Edson conta que planeja futuramente fazer Engenharia Mecânica. “O curso aqui no IFRN me ajudou a despertar interesse na área. Estou muito feliz com o resultado, isso só me faz ter mais vontade de continuar estudando”, relata.
A exemplo do primeiro colocado em medicina, Edson também é de família humilde. Os pais moram no conjunto Soledade II, na Zona Norte de Natal. A mãe é aposentada por invalidez e o pai é autônomo: vende produtos de limpeza para papelarias.
“Minha família é a base e o principal foco do meu esforço porque quero batalhar para vivermos em boas condições. Desde o ano passado venho planejando ser aprovado no vestibular da UFRN. Lembro que fazia listas para as matérias, organizando horários para estudar. Havia o momento certo para estudar química, física e matemática. Só relaxei um pouco nas áreas em que tinha mais afinidade, como inglês, história e geografia”, disse.

Fonte: www.dnonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário